terça-feira, 11 de julho de 2023

CNC Comando Numérico Computadorizado

O comando numérico computadorizado, conhecido por comando CNC, nada mais é que uma transformação de um desenho em códigos, sendo estes, códigos baseados em coordenadas cartesianas.

Coordenadas para base de CNC
     O desenho feito a mão ou em software, seja ele em 2D ou 3D, é transformado em código  normalmente por um profissional denominado de PROGRAMADOR, existem também software capaz de converter por si só o desenho, mas isso sera descrito em um post posterior.
Exemplo de programa CNC

     Existem hoje vários tipos de comandos CNC diferentes, como por exemplo, comando FANUC, SIEMENS, MACH8, MACH9, e assim por diante.
Painel de uma maquina CNC
     Para cada comando ou para cada tipo de maquina tem uma programação especifica, porem todas tem sua base em eixos e coordenadas, normalmente os Tornos trabalham com suas bases na coordenadas X e Z, podem também ser trabalhados com os dois eixos simultaneamente, para se fazer um raio, ou um chanfro.
Coordenadas, base para o CNC.
     Normalmente nas maquinas da fabricante ROMI, que utiliza em suas maquinas o comando FANUC, tem por base os eixos X para transversal e Z para longitudinal, esta base é utilizada em todos comandos citados acima.
Coordenadas CNC representada na maquina

A linguagem CNC

     Basicamente os tornos tem uma linguagem muito semelhante uns aos outros, porem ao entrar em uma areá mais complexa sua linguagem se torna complexa também, para se fazer um ciclo de usinagem cada torno tem sua forma especifica, como por exemplo o comando mach utiliza sub-programa para a usinagem, e ja os comando fanuc não tem nada disso.

Maquina  CNC com comando FANUC.

LINGUAGEM G PARA TORNOS

     Os tornos CNC utilizam uma linguagem baseadas em letras e números e o caractere G de nosso alfabeto é muito utilizado nas maquinas.
     A letra G, é utilizada principalmente para definir a velocidade de movimentação da torre de ferramentas, no caso utiliza-se G0 (G zero) para movimentações rápidas e G1 ( G um) para movimentações lentas ou movimentações de aproximação.
Exemplo de programação com linguagens.
     Para definir onde a ferramenta deve ser movimentada ou movimentar-se, utiliza-se o eixo da coordenada propriamente dito, no caso dos tornos Z e X, exemplificando X10 Z10, e assim segue podendo movimentar apenas um único eixo ou os dois simultaneamente, podendo ser feito chanfros ou raios, no caso do raio utiliza-se o G também para se definir o formato do mesmo, se é concavo ou convexo, no caso, G02 ou G03,  sempre ao final deste comando também utiliza a medida do raio definido pela letra R,
G02 X10, Z20  R5;  o ponto e virgula significam fim de linha ( ; ) para cada linha é um comando ou movimento.
Concavo e convexo, externo e interno.

     Na usinagem em CNC existem varios caractere alfabetico para varias funçoes. voce sabe algun deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenho Técnico Mecânico historia

Sabe como começou o Desenho tecnico?      Nos itens usinados hoje nas metalúrgicas são muitos utilizados o desenho técnico, estes desenh...