sexta-feira, 7 de julho de 2023

Desenho técnico passo a passo parte I

Para se iniciar no desenho técnico, é bom entender que todos os desenhos técnicos mecânicos são baseados pelo principio das coordenadas cartesianas. estas coordenadas são chamados de eixo X eixo Y e eixo Z.

eixos de orientação. (coordenadas)
   
  Para quem começa um curso de desenho técnico, as escolas em si ensinam ao aluno a se familiarizar com estas coordenadas e com os desenho a partir de algumas peças e vistas, como desconheço de outro método mais eficaz vamos partir do mesmo principio.

    Iniciando com o Diedro.

Exemplo de desenho em Diedro.
  
   Diedro é o nome dado as 3(três) projeções do desenho principal. como se vê na imagem o desenho parece refletido em três espelhos, estas visões da peça tem um nome especifico e são sempre seguidas de uma ordem para ser apresentada, estas vistas são denominada vista frontal ou plano frontal, vista superior ou plano superior e vista/plano lateral. 


Vistas em diedro
   Estas 3 vistas são desenhadas de forma muito detalhada, elas são colocadas no papel conforme norma e sempre seguindo o mesmo padrão de detalhamento.


desenho em vistas em padrão, veja as cores representadas.
     Para que possa entender melhor o desenho técnico, vamos iniciar fazendo um desenho simples, um simples dado de jogo, daqueles que tem os números de 1 a 6 que usamos em jogos.
tipico dado desenhado a mão
     Veja como é simples o desenho, aqueles dois quadrados em que fazem as linhas se ligando um a outro,
entenderam bem como é feito desenho.
modelo de prova de desenho técnico.
     Este desenho acima é muito utilizado para provas em cursos de desenho técnico, é solicitado fazer as 3 vistas para cada um destes itens.
    tente refazer estes desenhos para que aprenda a lidar com as formas de perspectiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenho Técnico Mecânico historia

Sabe como começou o Desenho tecnico?      Nos itens usinados hoje nas metalúrgicas são muitos utilizados o desenho técnico, estes desenh...