quarta-feira, 5 de julho de 2023

Calculo para torneamento

 
 Uma das maiores duvidas na hora de fazer o torneamento ou usinagem de um material é os cálculos, como faz para acertar a rotação da peça? ou velocidade de corte? dentre outros.
Aqui vai a ajuda de como fazer estes cálculos para usinar seu item, de forma mais fácil e correta.


     1º Calculo de rotação ( N )




     A velocidade de rotação é variável de acordo com o diâmetro da peça, ou seja, quanto maior a peça menor a rotação, ou quanto menor mais rápido será a rotação da maquina.
 Porem fique atento itens muito grandes, pois tendem a ter uma rotação baixa, e  para a segurança do operador da maquina verifique que o item esta bem fixado.

     2º Calculo da Velocidade de corte ( VC )




     A velocidade de corte é super importante para a vida útil da ferramenta, pois é com a VC que se determina o quanto a ferramenta vai "cortar" a peça, fique atento aos manuais das ferramentas utilizadas para nao prejudicar sua ferramenta. e diminuir seu tempo de uso.

     3º Avanço por rotação ( F )



     O avanço por rotação o nome já diz,  é o quanto sua ferramenta vai retirar de material por volta do item, porem atenção ao avanço, pois o mesmo também pode acabar prejudicando também a vida útil da ferramenta e ate da maquina.

     4º Tempo de corte ( TC )



     O tempo de corte é importante no acabamento, quanto mais rápido a peça rotaciona,  melhor o acabamento se o tempo de corte for menor, caso o tempo de corte for muito rápido o acabamento será muito prejudicado.

     Veja algumas imagens


Representação de um item usinado


Rotação e avanço

Todos os cálculos para usinagem, são feitos afim de ajudar ao acabamento e vida útil da maquina e da ferramenta, verifique sempre as recomendações da maquina e da ferramenta, pois um calculo bem feito pode economizar muito para a empresa e consequentemente para o operador e equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenho Técnico Mecânico historia

Sabe como começou o Desenho tecnico?      Nos itens usinados hoje nas metalúrgicas são muitos utilizados o desenho técnico, estes desenh...